Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

Casa do Sertanista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa do Sertanista
Data da construção: Meados do século XVII
Estilo arquitetônico: Arquitetura colonial do Brasil
Cidade: São Paulo, SP
Casa do Sertanista ou Casa do Caxingui é uma residência construída em meados do século XVII no atual bairro paulistano do Caxingui.
A construção, remanescente do período colonial brasileiro apresenta diversas características típicas da casa bandeirista, com paredes em taipa de pilão, telhado de quatro águas, chão de terra batida[1].
Em 1958, casa foi doada à cidade de São Paulo pela Cia. City de Melhoramentos, seu proprietário na época. Entre 1966 e 1970 a casa passou por obras de restauração, recebendo a partir de então o Museu do Sertanista, com acervo dedicado à cultura indígena, que ali permaneceu até 1987[2]. Entre 1989 e 1993 foi sede do Núcleo de Cultura Indígena da União das Nações Indígenas e, desde 2000 abriga o Museu do Folclore "Rossini Tavares de Lima". Entretanto, as condições de conservação da casa e suas próprias características arquitetônicas tornam o espaço pouco apropriado para esse tipo de uso[1].

Referências

[editar] Ligações externas


[editar] Ver também


Palácio da Liberdade BH.jpg Este artigo é um esboço sobre patrimônio histórico no Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails